Bancada baiana no Senado decide apoiar PEC que retoma coligações partidárias - Sertaneja 95 FM

Bancada baiana no Senado decide apoiar PEC que retoma coligações partidárias

 Bancada baiana no Senado decide apoiar PEC que retoma coligações partidárias
Compartilhar

A bancada baiana no Senado, composta pelos senadores Angelo Coronel (PSD), Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT), decidiu que irá votar a favor da PEC da reforma eleitoral, que prevê a volta da coligação partidária nas eleições proporcionais a partir de 2022.

O senador Angelo Coronel publicou um vídeo intitulado “A união da bancada baiana no Senado” no final da noite de ontem (23) anunciando a definição. A matéria, aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada, foi enviada ao Senado e deverá ser analisada nos próximos dias.

Para que a medida entre em vigor, a PEC precisa virar emenda constitucional antes do começo de outubro – um ano antes do pleito. Atualmente, a Emenda Constitucional 97, de 2017, proíbe as coligações, que não puderam ser usadas nas eleições municipais de 2020.

A formação de coligações permite a união de partidos em um único bloco para a disputa das eleições proporcionais. O mecanismo favorece os chamados “partidos de aluguel”, que não têm ideologia específica e tendem a negociar apoios na base do “toma-lá-dá-cá”.

Mateus Soares

Fonte: Politica Livre

Comentários

x

Whatsapp Sertaneja FM

Olá, Bem-vindo (a). Deixe aqui sua mensagem!