Covid: metade dos internados têm piora na qualidade de vida após alta - Sertaneja 95 FM

Covid: metade dos internados têm piora na qualidade de vida após alta

 Covid: metade dos internados têm piora na qualidade de vida após alta
Compartilhar

Por meio da revisão de publicações científicas, pesquisadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais, identificaram prejuízos à qualidade de vida pós-alta hospitalar na maior parte dos pacientes internados por Covid entre 2020 e 2022.

Meses depois da alta, até 51% dos recuperados relataram as chamadas sequelas, sobre as quais ainda se sabe relativamente pouco. Os 24 estudos revisados pela equipe de pesquisadores consideravam aspectos sociais, mentais e físicos dos pacientes acometidos pela doença.

A maior taxa referente à piora na qualidade de vida foi identificada entre mulheres e idosos. Homens, no entanto, enfrentam maior letalidade ou gravidade no quadro clínico. Os sintomas postergados pós-internação ultrapassam 30 dias após a alta médica.

Ainda não é possível, porém, explicar com exatidão os motivos por trás da diferença de quadros clínicos entre homens e mulheres. “Atualmente ainda há muita especulação, é complicado afirmar”, explica Henrique Silveira Costa, um dos autores do estudo.

O estudo não visa identificar sintomas, mas apenas constatar condições prejudiciais no cotidiano dos pacientes contaminados. “Observamos que a qualidade de vida é deteriorada em aspectos físicos e mentais. Nos aspectos físicos, predominam as dores por múltiplas causas: dor articular, torácica, na região da cabeça e mialgia generalizada”, detalha Henrique. “Já os aspectos mentais identificados são ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e medo da reinfecção.”

Um dos pesquisadores destaca que constatou o comprometimento mental em pacientes que precisaram de internação por Covid durante a pandemia. “As pessoas passaram a ter medo de ficarem sozinhas em casa, de se reinfectarem. A hospitalização afeta também aspectos sociais”, conta.

Metrópoles

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Comentários

x

Whatsapp Sertaneja FM

Olá, Bem-vindo (a). Deixe aqui sua mensagem!