O processo de enfraquecimento do fenômeno El Niño de 2023-2024 começou. Análise dos dados semanais de anomalia de temperatura da superfície do mar combinados com projeções de modelos numéricos indica com alto grau de probabilidade que o pico do evento do fenômeno já foi alcançado e que a partir de agora a tendência é de gradual decaimento.
É o que reforça o chefe de meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristrôt, em entrevista ao jornal 95 na manhã de hoje, ele fez uma analise positiva quanto aos meses de dezembro e janeiro para as chuvas no aqui no estado, com a atuação do vórtice ciclônico e já deu previsões de chuvas de normal a acima do normal, caso o El Niño continue perdendo força e chegue a sua neutralidade.
“Para março e abril, a expectativa ainda é de chuvas abaixo do normal por conta do EL Niño, a boa notícia é que o EL Niño está perdendo força, já saiu do padrão de normal a forte, ja está de moderado a fraco, a tendência é que em meados de abril, nos tenhamos uma neutralidade” Disse GIlmar.
Foto: Reprodução/ Funceme
Por Raí Fidelis/Jornalista