De acordo com o mais recente Relatório de Audiência Total da Nielsen, que acompanha o consumo dos media em todos os meios, pela primeira vez, a rádio transmitida em AM (Onda Média) e em FM (Frequência Modulada) ultrapassou a televisão no importante grupo demográfico dos 18 aos 49 anos. De acordo com a Nielsen, a rádio alcançou uma audiência média três por cento superior à da televisão durante o terceiro trimestre de 2022.
“Estamos a testemunhar a história dos media a ser feita mesmo diante dos nossos olhos”, afirmou Pierre Bouvard, um dos diretores da cadeia de rádios da Cumulus Media. “Isto nunca aconteceu antes e está a ocorrer devido à forte e acentuada erosão do alcance linear e do tempo gasto com a TV pelos 18-49 anos”, analisa.
Em 2018, a audiência média de rádio AM/FM, entre os 18 e os 49 anos, era de 63% do tamanho da audiência da TV linear e gravada (time-shifted). Mas o último relatório da Nielsen mostra que a rádio AM/FM alcança agora 41% mais pessoas de 18 a 49 anos do que a televisão em direto e gravada. A Nielsen afirma que a rádio alcançou 83% dessa faixa a cada semana durante o terceiro trimestre, em comparação com um alcance de 59% para a TV.
Não é apenas em alcance que a rádio está a ganhar terreno. A Nielsen afirma que o tempo diário gasto com a TV e a rádio AM/FM pelos 18-49 anos está agora praticamente empatado. A televisão tem uma mera vantagem de três minutos sobre a rádio – 1 hora e 13 minutos, em comparação com 1 hora e 10 minutos.
A erosão da visualização de televisão linear criou, assim, uma abertura para a rádio AM/FM se posicionar, não como a substituição da TV, mas como uma forma de complementar o alcance. Bouvard diz que adicionar a Smart TV a uma compra de TV linear também aumenta o alcance, mas os CPMs são “muito caros” e, portanto, os anunciantes obtêm menos retorno pelo seu investimento do que se adicionassem a Rádio ao seu plano de TV.
Aposta na Rádio aumenta o alcance de campanha de Televisão da Johnson & Johnson em 45%
Ele aponta como exemplo uma campanha realizada em dezembro de 2021 pela Johnson & Johnson. O seu orçamento de 14 milhões de dólares permitiu-lhes atingir aproximadamente metade dos indivíduos de 25 a 54 anos. Mas a J&J começou a publicitar o medicamento na rádio pela primeira vez, onde apostou 1 milhão de dólares, aumentando o alcance da marca em 45%.
“Então, como é que a aposta adicional em rádio melhora uma campanha de TV? Ela alcança pessoas com menos de 60 anos, que simplesmente não está a conseguir alcançar na TV linear americana dos dias de hoje”, conclui o diretor da Cumulus Media.
Enquanto o público está em em declínio na televisão, nos Estados Unidos, a rádio AM/FM continua a ter o maior alcance entre as formas de entretenimento suportadas por anúncios, de acordo com o mais recente relatório “Share of Ear” da Edison Research
Fonte: Opinião Pública