A governadora Fátima Bezerra (PT) visitou Currais Novos na manhã deste sábado (9) para acompanhar as obras da adutora definitiva que está próxima de entrar em operação no município. Ela visitou o trecho que trará água para o município, em operação que faz parte do Projeto Seridó, que visa trazer segurança hídrica para 300 mil habitantes de 22 municípios potiguares.
O trecho visitado pela chefe do executivo foi o 4-Norte, cuja construção foi antecipada diante da possibilidade do sistema de abastecimento de Currais Novos e Acari entrarem em colapso por falta de água no Açude Dourado e no Gargalheiras. Com as chuvas que caíram após o carnaval, o risco de colapso já não existe.
“Isso é planejamento. Não podemos ficar esperando só pela natureza. Tínhamos de agir e agimos. Graças a Deus, o Dourado tem água, o Gargalheira está recebendo água das chuvas. Mesmo sem o risco de colapso, vamos manter o ritmo acelerado nesse trecho”, disse a governadora.
Ao todo são 300 quilômetros de adutoras. O primeiro trecho, da Armando Ribeiro até Jucurutu, está praticamente concluído; os demais estão em construção. Elaborado pelo Governo do Estado e executado pela Codevasf, o projeto tem investimento inicial de R$ 600 milhões.
A governadora também visitou as obras da Barragem Oiticica, em Jucurutu. Parte integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, o manancial está com 95% das obras físicas já concluídas.
O governo também trabalha em outros projetos complementares, como construção de estradas e eletrificação e a instalação de mais duas agrovilas para assentar as pessoas que moram na área inundável do reservatório