O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN aprovou, na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, alterações na resolução sobre a reocupação de vagas residuais em cursos de graduação da instituição de ensino, por meio de reingresso específico. Um dos pontos modificados diz respeito à validade do prazo para consideração das últimas edições do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção.
Oriundas de cancelamentos de programas dos estudantes ou de vagas não ocupadas pela forma principal de ingresso no curso, as vagas residuais são destinadas a candidatos que têm ou já tiveram vínculo com curso de graduação em Instituição de Ensino Superior. A seleção dos candidatos ocorre em duas etapas, que são a Avaliação do Resultado do Enem, de caráter eliminatório e classificatório, e a Avaliação Institucional e Acadêmica, de caráter classificatório.
Nesse sentido, com as atualizações na resolução, passa a ser permitida a utilização pelo candidato do resultado referente a um dos cinco anos do Enem imediatamente anteriores ao processo seletivo em que estiver concorrendo a uma vaga.