(84) 3431 1222

(84) 99914-4880

comercial95fmcn@hotmail.com

Currais Novos – RN

ONDA DE CALOR VAI ATÉ DOMINGO (17/12) E TEMPERATURAS PODEM SUBIR ATÉ 5ºC

 ONDA DE CALOR VAI ATÉ DOMINGO (17/12) E TEMPERATURAS PODEM SUBIR ATÉ 5ºC

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, ontem, um alerta de perigo (laranja) para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste — e parte do Norte e do Nordeste —, pois as temperaturas podem subir até 5°C acima da média, até o próximo domingo. Desde ontem, o Brasil vive uma nova onda de calor, que só deve se dissipar com a chegada de uma frente fria no começo da próxima semana.

De acordo com o Climatempo, pelo menos oito unidades da Federação — Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Bahia — deverão enfrentar temperaturas superiores a 40°C. Essa é a quinta onda de calor consecutiva no Brasil, que vem se verificando desde agosto.

Dessa vez, o fenômeno foi desencadeado por um sistema de alta pressão atmosférica que se forma no interior do país, que reduziu a umidade e a nebulosidade em diversas regiões. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, chama a atenção a intensificação dos fenômenos climáticos no Brasil, cujo principal vetor é o El Niño. Ele salienta, porém, que as consequências desse aumento do calor serão sentidas também no próximo ano.

“A expectativa é que os recordes de temperaturas e eventos climáticos atípicos, como alagamentos, tempestades e enxurradas, ocorram com maior frequência e intensidade no final de dezembro e nos meses seguintes”, explicou. Natálio lembra que o aquecimento global — causado pelo alto consumo de combustíveis fósseis e a diminuição das áreas recicladoras de CO², como as florestas tropicais — é apontando como o principal fator de intensificação do El Niño.